top of page

Dando continuidade ao Seminário América Latina, o Grupo de Estudos e Pesquisa PRAXIS: Estado e Luta de Classes na América Latina, promove sua segunda edição entre os dias 05 e 07 de outubro de 2020.

 

No ano anterior, a conjuntura nos colocava o desafio de compreender um amplo movimento de massa em diversos países - com destaque para os casos de Chile e Equador - e também diante um novo golpe de Estado no subcontinente, desta vez na Bolívia. Destacou-se ainda o contexto eleitoral na Argentina e Uruguai, além do primeiro ano do governo Bolsonaro no Brasil.

 

Neste ano estamos diante de uma pandemia que assola o globo, não podemos deixar de buscar compreender essa situação em associação com o subcontinente. Também buscamos compreender os desdobramentos daqueles fenômenos analisados no ano anterior, principalmente o que restou da rebelião no Chile e os desdobramentos do golpe na Bolívia, além de buscar incorporar em nossa reflexão os Estados Unidos, seu contexto eleitoral e o amplo movimento de luta de classes que se abriu no coração do imperialismo, com verdadeira rebelião protagonizada pelo movimento negro contra o Estado e a polícia, bem como a repercussão de todos esses acontecimentos sobre a América Latina e o Brasil. Por fim, mas não menos importante, apresentamos uma mesa teórica focada em algumas efemérides do presente ano, trazendo o legado do peruano José Carlos Mariátegui (9o anos após sua morte) e do martinicano Frantz Fanon (relembrando 95 anos de seu nascimento), destacando temas como anti-colonialismo, anti-imperialismo e socialismo em seus pensamentos.

 

Nesse ensejo, os convidamos a participar do seminário em sua segunda edição.

bottom of page